SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3CHALLENGES FOR PRIMARY HEALTHCARE PROFESSIONALS IN CARING FOR WOMEN WITH POSTPARTUM DEPRESSIONTHE THERAPEUTIC JOURNEY OF PEOPLE WITH VENOUS ULCERS IN OUTPATIENT CARE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707On-line version ISSN 1980-265X

Abstract

KASSADA, Danielle Satie; MIASSO, Adriana Inocenti; WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini  and  MARCON, Sonia Silva. Prevalência e fatores associados ao uso de medicamentos por gestantes atendidas na atenção primária. Texto contexto - enferm. [online]. 2015, vol.24, n.3, pp.713-721.  Epub Aug 25, 2015. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002770013.

O objetivo do estudo foi identificar a prevalência do uso de medicamentos por gestantes atendidas na atenção primária; classificar os medicamentos utilizados de acordo com o risco segundo a Food and Drug Administration e agrupar os medicamentos utilizados segundo a Anatomical Therapeutic Classification. Trata-se de estudo transversal, analítico, realizado em Maringá, Paraná. Os dados foram coletados no período de janeiro a julho de 2012, por meio de entrevista semiestruturada, nos domicílios. A amostra constou de 394 gestantes em diferentes idades gestacionais. Os resultados revelaram que 94,67% das gestantes já havia utilizado, pelo menos, um tipo de medicamento durante a gestação atual, e 2,03% sem prescrição médica. Os medicamentos mais consumidos foram os antianêmicos, seguidos dos antieméticos e analgésicos. Observou-se relação estatisticamente significativa entre uso de medicamentos e situação conjugal, doença crônica, doença mental, trimestre de gestação e orientação de profissionais das Unidades Básicas de Saúde sobre o uso de medicamentos. É notória, pela complexidade do tema, a necessidade que profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro, abordem essa problemática na assistência à gestante.

Keywords : Estudos transversais; Atenção primária à saúde; Gestantes; Uso de medicamentos; Saúde da mulher.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )