Acessibilidade / Reportar erro

SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM X CONDIÇÕES E RELAÇÕES DE TRABALHO: ESTUDO RELACIONAL1 1 Artigo resultante da dissertação - Condições e Relações de trabalho da equipe de enfermagem na perspectiva da Satisfação Profissional, apresentada ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2013.

RESUMO

Estudo relacional, transversal, quantitativo que objetivou testar a associação de variáveis sociodemográficas e profissionais com a satisfação no trabalho de equipes de enfermagem hospitalar e, verificar se as relações e as condições de trabalho influenciam na satisfação profissional das mesmas equipes. Participaram 212 sujeitos que responderam ao questionário Pesquisa das Condições e Relações de Trabalho, no período entre fevereiro a junho de 2013. Os dados foram tratados por meio de análise estatística descritiva e bivariada, com uso do Teste Exato de Fischer e Qui-Quadrado. Constatou-se que houve significância estatística (p<0,05) entre insatisfação e sexo, tempo de formação, setor e turno de trabalho, número e tipo de vínculo, tamanho da equipe, segurança e medicina do trabalho, acomodações do setor, distribuição das tarefas, estímulo profissional, valorização laboral e motivação. Concluiu-se que inadequadas condições e relações no trabalho se associaram à insatisfação laboral de profissionais de enfermagem.

Satisfação no trabalho; Condições de Trabalho; Enfermagem; Saúde do Trabalhador

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br