Acessibilidade / Reportar erro

AÇÕES/INTERAÇÕES MOTIVADORAS PARA LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE1 1 Extraído da tese - Revelando a liderança no complexo contexto da Atenção Básica à Saúde, Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2013.

Estudo qualitativo com o objetivo de compreender as ações/interações identificadas como motivadoras de liderança para enfermeiros da Atenção Básica à Saúde de um município localizado ao sul do Brasil. Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. A coleta dos dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas com vinte e três enfermeiros atuantes na rede municipal de saúde e sete professores universitários do Curso de Enfermagem com expertise no tema, distribuídos em quatro grupos amostrais. Da análise emergiu a categoria Compondo o perfil do enfermeiro para liderança e sua importância nas organizações de saúde sustentado por 3 subcategorias. O enfermeiro exerce liderança motivada pela personalidade, estímulo na formação profissional, características próprias da profissão e influência do ambiente. Os enfermeiros são influenciados e influenciam o serviço de saúde. Atuam em consonância com as políticas de saúde e contribuem para incentivar a integração dos demais trabalhadores nos serviços de saúde.

Liderança; Enfermagem; Administração pública; Atenção primária à saúde


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br