Acessibilidade / Reportar erro

VISITA DOMICILIÁRIA: TECNOLOGIA DE CUIDADO UTILIZADA PELO ENFERMEIRO NA DEFESA DA SAÚDE DA CRIANÇA1 1 Extraído da Tese - Em defesa da saúde da criança: o cuidado de enfermagem e o direito à saúde no contexto da atenção primária. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP), em 2012.

Este estudo objetivou identificar elementos do cuidado em favor da infância na visita domiciliária, a partir de narrativas de enfermeiros, na perspectiva do cuidado e da defesa do direito à saúde da criança. Trata-se de estudo exploratório com análise qualitativa temática dos dados, fundamentado em aspectos conceituais do cuidado e do direito à saúde, a partir de entrevistas com 14 enfermeiros atuantes na Estratégia Saúde da Família. As narrativas sobre as ações do enfermeiro na visita domiciliária evidenciaram medidas de proteção à saúde infantil, organizadas nos temas: Observação e intervenção para o cuidado da criança em casa; Apreensão de situações de violação de direitos; Vulnerabilidades na infância com pais usuários de álcool e outras drogas. A visita domiciliária mostrou-se como ferramenta fundamental para a prática clínica em atenção primária à saúde, constituindo espaço privilegiado para a atenção da enfermagem à criança e ao contexto familiar, na advocacia pela saúde infantil.

Saúde da criança; Visita domiciliar; Enfermagem pediátrica; Enfermagem em saúde comunitária; Direito à saúde


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br