Acessibilidade / Reportar erro

GOVERNANÇA, HIGIENE E LIMPEZA HOSPITALAR: ESPAÇO DE GESTÃO DO ENFERMEIRO1 1 Extraído da dissertação - Governança em higiene e limpeza hospitalar: implicações para o trabalho de enfermagem, apresentada ao Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Universidade de São Paulo (USP), em 2012.

Governança em higiene e limpeza tem se mostrado uma tendência, na atualidade, nas organizações hospitalares. Trata-se de estudo reflexivo que teve como objetivo discutir e refletir teoricamente acerca do serviço de governança em higiene e limpeza hospitalar, identificando possibilidades, limitações e desafios da atuação gerencial do enfermeiro. A implantação desse serviço apresenta potencialidades como agilidade na realização da limpeza de unidade, dimensionamento da reposição do quadro de pessoal em instituições públicas com a terceirização de trabalhadores, além de adequação do dimensionamento, aspectos que repercutem na segurança do usuário. As limitações dizem respeito à capacitação de recursos humanos e adequação de atuação no cenário hospitalar. Este serviço representa espaço de atuação gerencial do enfermeiro que tem o desafio de adequar os instrumentos gerenciais utilizados para previsão e provisão de recursos humanos e materiais, planejamento, tomada de decisão, supervisão e educação permanente à especificidade do serviço de higiene e limpeza hospitalar.

Organização e Administração; Hospitais; Enfermeiros; Enfermeiras


Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br