O objetivo foi historicizar a criação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e o poder das enfermeiras docentes na organização da enfermagem deste hospital, a partir de seus saberes. Estudo qualitativo, abordagem sócio-histórica que utiliza história oral temática e análise documental. Foram realizadas entrevistas com cinco enfermeiras docentes e um médico. Os dados foram categorizados utilizando-se análise de conteúdo temática, com base no referencial foucaultiano. Os resultados demonstraram que o processo de construção do hospital e a organização da enfermagem foram permeados por lutas e resistências. As enfermeiras docentes exerceram o poder, garantindo conquistas, em virtude de seus saberes. Conclui-se que, a partir do saber constituído pelas enfermeiras docentes, da adequada postura profissional e da vontade de prestar uma assistência de qualidade, a enfermagem conquistou seu espaço e organizou um Serviço de Enfermagem sistematizado no referido hospital, que serviu de modelo para inúmeras instituições de saúde.
Enfermagem; História da enfermagem; Hospitais universitários; Serviço hospitalar de enfermagem