Acessibilidade / Reportar erro

ARQUÉTIPOS DOCENTES: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE ENFERMAGEM

RESUMO

Boas relações interpessoais entre docentes e discentes são primordiais na formação em enfermagem. O objetivo do estudo foi conhecer a percepção dos estudantes, quanto às atitudes docentes que contribuem para a sua formação profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, delineada como descritiva e exploratória. Os sujeitos do estudo são acadêmicos de enfermagem que estavam cursando a última fase da graduação de quatro cursos distintos, sendo dois cursos de universidade pública e dois cursos de universidade privada, totalizando 72 estudantes. A partir da análise dos dados, os resultados possibilitaram a construção de cinco categorias empíricas, a saber: conhecimento dos docentes; a postura docente; respeitabilidade na relação docente-discente; ética na relação entre docentes e discentes; responsabilidade no exercício da docência. Concluiu-se que os acadêmicos, independentemente de instituição e curso de origem, valorizam, dentre muitos atributos docentes, em especial, a densidade do conhecimento.

DESCRITORES:
Enfermagem; Educação em enfermagem; Ética em enfermagem; Docentes de enfermagem; Estudantes de enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br