Vallery et al.1616. Vallery LA, Roberts SA, Kitchener HC, Brabin L. Informing adolescents about human papillomavirus vaccination: What will parents allow? Vaccine. 2008 Mar; 26:2203-10. PubMed |
Desenvolver e avaliar um curta-metragem para adolescentes de 11-12 anos sobre o HPV e câncer cervical antes da vacinação e que fosse aprovado por adultos. |
Estudo metodológico, em que estudantes e pais auxiliaram na construção do filme, sete grupos focais compostos por estudantes, enfermeiros e pais realizaram a avaliação e, após consentimento, os adolescentes assistiram ao filme e responderam a um questionário na sequência. Nível de evidência=4. |
Vídeo |
Elaboração do filme HPV, what's that, Miss?. A avaliação mostrou alguns tabus sobre sexualidade, por parte dos pais, e intenção de tomar a vacina, por parte dos estudantes, nos temas levantados. Após os pais autorizarem, 814 alunos do sétimo ano assistiram ao filme. A proporção de respostas corretas variou de 62,4% a 97,2%. |
Thomas et al.1717. Thomas TL, Stephens DP, Blanchard B. Hip Hop, Health, and Human Papilloma Virus (HPV): Using Wireless Technology to Increase HPV Vaccination Uptake. J Nurses Practitioners. 2010 Jun; 6(6):464-70. CINAHL |
Determinar se mensagens para vacinação do HPV poderiam ser transmitidas com sucesso pela tecnologia wireless usando a cultura Hip Hop. |
Estudo metodológico, em que mensagens foram desenvolvidas com base em uma revisão da literatura e um feedback informal de jovens afro-descendentes. Nível de evidência=4. |
Mensagem musical e de texto |
Criaram-se mensagens de texto com arquivo de música Hip Hop, que foram facilmente enviadas e tiveram aceitação espontânea. As mensagens poderão servir para campanhas de promoção da saúde e será utilizada em um estudo de intervenção. |
Smalley et al.1818. Smalley HK, Keskinocak P, Engineer FG, Pickering LK. Universal Tool for Vaccine Scheduling: Applications for Children and Adults. Interfaces. 2011 Set-Out; 41(5):436-54. Scopus |
Desenvolver ferramentas de apoio à decisão, por meio de programadores de imunização, para a faixa etária de 7 a 18 anos, nos Estados Unidos, e crianças e adolescentes até 19 anos, no Canadá. |
Estudo metodológico, em que cada ferramenta de apoio desenvolvida utilizava um algoritmo de programação dinâmica para construir calendários de imunização recomendados de uma forma otimizada, acelerando os agendamentos e eliminando erros. Nível de evidência=4. |
Programa de computador |
A ferramenta construída possui três componentes: uma interface do usuário, uma biblioteca de vacinas e um programador. Ao lançar a idade e a história vacinal na interface do usuário, um arquivo intermediário num formato específico é criado. O programador então acessa esse arquivo e a biblioteca e usa o algoritmo de programação dinâmica para criar recomendações individuais de imunização. |
Kepka et al.1919. Kepka DL, Rodriguez HP, Thompson B. Development of a radionovela to promote HPV vaccine awareness and knowledge among latino parents. Public Health Reports. 2012 Jan-Fev; 127:130-8. PubMed |
Desenvolver uma radionovela para promover a conscientização e o conhecimento sobre a vacina do HPV entre pais latinos. |
Estudo metodológico, em que 36 pais de meninas de nove a 14 anos participaram de entrevistas individuais, que originaram temas para a criação de fotonovelas. Por meio de três grupos focais, 33 pais visualizaram as fotonovelas e opinaram sobre aquelas mais relevantes para a construção da radionovela. Nível de evidência=4. |
Fotonovela e radionovela |
As entrevistas geraram quatro temas que serviram para a construção de fotonovelas, em panfletos que mostravam imagens e diálogos curtos. Nos grupos focais, aquelas mais familiares foram utilizadas para produzir a radionovela. O último grupo focal ouviu o material, informando que gostou da duração e do conteúdo e achou uma boa estratégia de educação em saúde. |
Tecnologias construídas e utilizadas |
Tozzi et al.2020. Tozzi AE, Buonuomo PS, Atti MLC, Carloni E, Meloni M, Gamba F. Comparison of quality of internet pages on human papillomavirus immunization in Italian and in English. J Adolescent Health. 2010; 46:83-9. CINAHL |
Comparar a qualidade de uma amostra de páginas da internet em italiano com uma amostra de páginas em inglês. |
Estudo quantitativo, não experimental, em que cinco avaliadores analisaram páginas da internet nos idiomas italiano e inglês. Os domínios de acessibilidade, credibilidade, conteúdo e design foram investigados. Os escores obtidos foram comparados. Nível de evidência=4. |
Páginas da web |
Encontraram-se 74 páginas em italiano e 117 em inglês, estas com escores mais altos nos domínios de acessibilidade (p<0,01), credibilidade (p<0,01) e conteúdo (p<0,01). Páginas de agências governamentais ou universidades tiveram maiores escores de credibilidade, conteúdo e design. Um total de 16,2% das páginas em italiano foram opostas à imunização contra o HPV, comparado a 6% daquelas em inglês (p<0,5). |
Chapman et al.2121. Chapman E, Venkat P, Ko E, Orezzoli JP, Carmen MD, Garner EIO. Use of multimedia as an educational tool to improve human papillomavirus vaccine acceptability - A pilot study. Gynecologic Oncology. 2010 Mai; 118:103-7. PubMed |
Determinar, em um estudo piloto, se o uso de uma ferramenta educativa baseada em vídeo pode influenciar na aceitação da vacina do HPV. |
Estudo quantitativo, quase-experimental, em que 186 mães responderam a um questionário de conhecimentos e crenças a respeito do HPV, dados sociodemográficos e aceitação da vacina, assistiram a um vídeo de oito minutos e responderam a um questionário pós-vídeo. Nível de evidência=3. |
Vídeo |
A aceitação da vacina aumentou de 66,7% para 78% depois da apresentação do vídeo (p=0,0014). Após, 94,1% (175) aprovaram a vacinação com nove anos de idade (p<0,0001). A percepção de que a vacina promove o sexo e se os participantes conversam com as filhas ou não sobre sexo não afetou a aceitabilidade do imunobiológico. |
Kepka et al.2222. Kepka DL, Coronado GD, Rodriguez HP, Thompson B. Evaluation of a radionovela to promote HPV vaccine and knowledge among hispanic parents. J Community Health. 2011 Mar; 36:957-65. PubMed |
Avaliar a eficácia de uma radionovela em espanhol como uma ferramenta educativa. |
Estudo quantitativo, experimental, em que 88 pais de meninas de nove a 17 anos realizaram um pré-teste. Destes, 46 ouviram a radionovela (grupo intervenção) e 42 ouviram uma mensagem de prevenção para o câncer de próstata (grupo controle). Após, eles responderam a um pós-teste. Nível de evidência=2. |
Radionovela |
Sobre os conhecimentos e crenças do HPV, houve aumento nas respostas de sete itens, do pré para o pós-teste, no grupo intervenção. Comparando-se os dois grupos, foi verificado aumento significativo de acertos no grupo intervenção em cinco itens. Analisando as crenças e tomada de decisão, houve aumento em dois de 10 itens no grupo intervenção. |
Kharbanda et al.2323. Kharbanda EO, Stockwell MS, Fox HW, Andres R, Lara M, Rickert Vaughn. Text message reminders to promote human papillomavirus vaccination. Vaccine. 2011 Fev; 29:2537-41. Scopus |
Implementar e avaliar um serviço de mensagem de texto para lembrar aos pais quando as filhas estavam aptas para a próxima dose da vacina do HPV. |
Estudo quantitativo, experimental, em que mensagens de texto foram desenvolvidas. Realizou-se análise comparativa entre o grupo com 124 adolescentes cujos pais receberam as mensagens de texto (grupo intervenção) e os grupos controles 1 e 2 (308 adolescentes que não receberam as mensagens e 1.080 com duas doses da vacina antes da pesquisa, respectivamente). Nível de evidência=2. |
Mensagem de texto |
As adolescentes, cujos pais estavam inscritos para receber as mensagens de texto, apresentaram resultados significativamente maiores com relação as do grupo controle 1 em até um mês do período adequando para administração da dose (51,5% versus 35%), da mesma forma que o grupo controle 2 (51,5% versus 38,1%). O aumento também foi observado quando se analisou o período de até quatro meses do recomendado para a administração da dose (64,5% versus 51,1% versus 52,9%). |
Merzouk et al.2424. Merzouk MD, Courtney P, Garrett-Albaugh S, Janoo J, Hobbs G, Vernon M. Knowledge of HPV in west virginia high school health students and the effects of an educational tool. J Pediatr Adolesc Gyinecol. 2011; 24:278-81. PubMed |
Avaliar o conhecimento sobre o HPV em estudantes do Oeste da Virgínia, criar um vídeo educativo a ser usado como suplemento nas aulas de saúde e determinar se uma intervenção educativa aumenta o conhecimento sobre o impacto do HPV em suas vidas. |
Estudo quantitativo, experimental, em que participaram 626 estudantes do ensino médio, 372 assistiram às aulas com o vídeo educativo sobre HPV (grupo intervenção) e 254 assistiram às aulas tradicionais de educação em saúde (grupo controle). Os alunos responderam a um pré e a um pós-teste com 11 questões de verdadeiro e falso. As mudanças dos escores foram comparadas nos dois grupos. Nível de evidência=2. |
Vídeo |
Os escores do pós-teste dos estudantes do grupo intervenção aumentaram significativamente, em comparação com os escores do grupo controle (p<0,0001), passando de 71,14% para 81,48% no primeiro. Sobre o conhecimento, 74,60% responderam que nem todas as mulheres que tem HPV podem apresentar câncer no pós-teste. |
Krawczyk et al.2525. Krawczyk A, Lau E, Perez S, Delisle V, Amsel R, Rosberger Z. How to inform: comparing written and video education interventions to increase human papillomavirus knowledge and vaccination intentions in young adults. J American College Health. 2012 Mai-Jun; 60(4):316-21. PubMed |
Comparar a eficácia de duas intervenções educativas sobre o HPV para o aumento do conhecimento e intenção de vacinação entre estudantes universitários. |
Estudo quantitativo, experimental, em que 200 estudantes universitários leram um panfleto sobre HPV (grupo intervenção escrita) ou assistiram a um vídeo sobre HPV e vacina (grupo intervenção vídeo) ou leram um panfleto sobre estratégias de prevenção do câncer em geral (grupo controle). Os participantes responderam a um questionário previamente e posteriormente a cada atividade. Nível de evidência=2. |
Panfleto e vídeo |
Os estudantes tinham idade média de 20,4 anos. Os grupos de intervenção com panfleto e vídeo tiveram altos escores de conhecimento, comparado ao grupo controle. Nenhuma diferença significativa entre os grupos das intervenções foi encontrada. Tanto a intervenção escrita como por vídeo aumentaram significativamente a intenção de vacinação, não havendo diferença significativa observada no grupo controle. |
Humiston et al.2626. Humiston SG, Serwint JR, Szilagyi PG, Vincelli PA, Dhepyasuwan N, Rand CM, et al. Increasing adolescent immunization rates in primary care: strategies physicians use and would consider implementing. Clinical Pediatrics. 2013 Abr; 52(8):710-20. Scopus |
Avaliar a experiência de médicos com estratégias para aumentar as taxas de imunização entre os adolescentes e as percepções da viabilidade, sustentabilidade e capacidade para a utilização. |
Estudo quantitativo, não experimental, em que médicos pediatras e da família de dois centros de saúde foram contatados para responder a um formulário com 20 questões, com foco para duas categorias de vacinas recomendadas para adolescentes (não sazonais, dentre as quais está a vacina para HPV e para influenza). Nível de evidência=4. |
Materiais impressos e eletrônicos |
A taxa de resposta foi de 75,9% (148 de 195 profissionais). Mais da metade das práticas informadas consistiam em visitas preventivas pela enfermeira, educação médica e visitas para vacinação. Uma das estratégias citadas na prática educativa com pacientes no grupo de vacinas não sazonais foi a utilização de recursos impressos (por exemplo, manuais) e recursos eletrônicos (como vídeos, e-mails e sites da internet), estes últimos com baixos índices. Mais de 40% informaram ter interesse pelo uso desses recursos. |