Acessibilidade / Reportar erro

CLIMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL PRIVADO1 1 Pesquisa com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

RESUMO

Avaliar o clima de segurança do paciente na perspectiva dos profissionais da equipe de saúde em hospital privado de médio porte de um município de Minas Gerais e verificar se há relação entre as variáveis sociodemográficas e a pontuação de clima de segurança. Estudo descritivo, exploratório, correlacional, realizado com 123 profissionais da saúde, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram coletados utilizando-se o Questionário de Atitudes de Segurança. Para análises, foram utilizados os testes t de Student, análise de variância e correlação de Sperman (α=0,05). A pontuação geral do instrumento foi 67,50. O domínio com melhor pontuação foi o de satisfação no trabalho (82,79) e os domínios com menores pontos foram percepção da gerência (58,90) e condições de trabalho (59,58). Não houve diferenças entre os sexos, nível de escolaridade, presença de outro vínculo empregatício ou atuação profissional. Pontuações de clima de segurança estiveram abaixo do recomendado pela literatura.

DESCRITORES:
Segurança do paciente; Gerenciamento de segurança; Pessoal de saúde.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br