SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL DA ESCALA SELF-EFFICACY AND THEIR CHILD'S LEVEL OF ASTHMA CONTROL: VERSÃO BRASILEIRAO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM 'ANDAR COMPROMETIDO' NOS IDOSOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

PESSOA JUNIOR, João Mário et al. FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO. Texto contexto - enferm. [online]. 2016, vol.25, n.3, e3020015.  Epub 03-Out-2016. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016003020015.

Objetivou-se identificar a opinião de profissionais sobre formação em saúde mental e a atuação profissional no âmbito do hospital psiquiátrico. Estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, desenvolvido com 60 profissionais de nível superior em dois macro-hospitais psiquiátricos do Rio Grande do Norte. Os dados foram coletados por meio de um questionário, em seguida, transcritos, processados conforme do software Alceste e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados foram estruturados em dois eixos temáticos e seus respectivos temas: eixo temático 1 - Atuação profissional em saúde mental e eixo temático 2 - Formação em saúde mental. Evidenciou-se a confluência de assimetrias e divergências na atuação das equipes em hospital psiquiátrico. O cenário encontrado reflete o descompasso político e ideológico atual do processo brasileiro de Reforma Psiquiátrica, considerando-se os desafios de implementação e qualificação profissional no campo da atenção psicossocial.

Palavras-chave : Serviços de saúde mental; Recursos humanos; Educação; Saúde mental; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )