Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DO HIV/AIDS COM HOMENS JOVENS USUÁRIOS DE CRACK1 1 Extraído da dissertação - Círculo de Cultura com jovens usuários de cocaína/crack visando a prevenção do HIV/aids, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2013.

RESUMO

Objetivou-se promover, por meio dos Círculos de Cultura, espaço crítico-reflexivo acerca da prevenção do HIV/aids junto com jovens usuários de crack. Desenvolveu-se pesquisa-ação, realizada em 2012, através do Círculo de Cultura, com dez jovens usuários de crack. A análise e interpretação dos resultados privilegiaram a discussão conforme a experiência vivida pelo grupo. Os jovens demonstraram conhecimento incipiente e desarticulado sobre a aids, com predominância de mitos, e se consideravam vulneráveis ao HIV/aids, visto que o compartilhamento de canudos e cachimbos, para o uso da cocaína/crack, e a perda da consciência favoreciam o não uso do preservativo durante as relações sexuais e a multiplicidade de parceiros. Os resultados contribuem para que o enfermeiro trabalhe com metodologias dialógicas e participativas, como a de Paulo Freire, a fim de favorecer a reflexão crítica do educador e educando em prol da prevenção de DST/aids em usuários de crack.

DESCRITORES:
Enfermagem; Educação em saúde; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Adolescente; Cocaína crack

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br