Acessibilidade / Reportar erro

PRÁTICAS DE LIDERANÇA DO ENFERMEIRO NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE: UMA TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS1 1 Extraído da tese - Revelando a liderança no complexo contexto da Atenção Básica à Saúde, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2013.

RESUMO

Trata-se de uma pesquisa qualitativa com o objetivo de compreender as práticas de liderança exercidas por enfermeiros inseridos nos serviços de Atenção Primária à Saúde em um município na região sul do Brasil. Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. A coleta dos dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas com 30 enfermeiros vinculados à Atenção Primária à Saúde e professores universitários, distribuídos em quatro grupos amostrais, entre 2011 e 2012. Do processo de análise, emergiram nove categorias que sustentaram o fenômeno 'Revelando as práticas de liderança do enfermeiro no complexo contexto da Atenção Primária à Saúde'. A liderança foi entendida como recurso no processo de cuidar/gerenciar pessoas e de desenvolver uma equipe de líderes, visando à organização e à qualificação do trabalho em saúde. Indica-se o resgate da atuação clínica do enfermeiro, para a manutenção de suas contribuições na equipe de saúde e o fortalecimento do binômio líder/cuidador.

DESCRITORES:
Liderança; Enfermagem; Administração pública; Atenção primária à saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br