SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue4SOCIAL SUPPORT FOR PEOPLE LIVING WITH ACQUIRED IMMUNODEFICIENCY SYNDROMEPRIORITY NEEDS REFERRED BY FAMILIES OF RARE DISEASE PATIENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707On-line version ISSN 1980-265X

Abstract

FREITAS, Paula Hübner et al. ESTRATÉGIAS DEFENSIVAS DO ENFERMEIRO FRENTE AO SOFRIMENTO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Texto contexto - enferm. [online]. 2016, vol.25, n.4, e3050014.  Epub Nov 16, 2016. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016003050014.

Este estudo tem como objetivo identificar as estratégias defensivas que os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família utilizam frente ao sofrimento para conduzir o seu trabalho. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo estruturado em uma abordagem qualitativa de pesquisa, realizado em Unidades da Estratégia Saúde da Família de um município da região central do Estado do Rio Grande do Sul. Participaram 16 enfermeiros. Utilizou-se de entrevista semiestruturada para coleta dos dados, e análise temática. Os resultados mostraram que a organização, as condições e as relações de trabalho assumem papéis fundamentais no que se refere à origem e intensidade das estratégias defensivas utilizadas no cotidiano desses trabalhadores. Ressalta-se que, a partir das estratégias defensivas, os trabalhadores podem minimizar os danos a sua saúde, destacando-se a necessidade de ampliar ações coletivas que visem à saúde do trabalhador, principalmente junto aos gestores.

Keywords : Enfermagem em saúde comunitária; Estratégias; Estratégia saúde da família.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )