Acessibilidade / Reportar erro

ENVOLVIMENTO DE ADOLESCENTES DO NORTE DE PORTUGAL COM O ÁLCOOL

RESUMO

Objetivo:

analisar a relação entre variáveis sociodemográficas e envolvimento de adolescentes com o álcool.

Método:

estudo descritivo-correlacional, transversal de abordagem quantitativa, com uma amostra de 378 alunos, que frequentavam o ensino secundário regular, no Concelho de Chaves, Norte de Portugal. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário que incluía a escala de Envolvimento com o Álcool para Adolescentes.

Resultados:

a maioria dos alunos era do sexo feminino (60,8%), pertencia ao grupo etário dos 17-18 anos (53,2%) e enquadrava-se na categoria "bebedor habitual sem problemas" (79,9%). Os adolescentes do sexo masculino tinham um maior envolvimento com as bebidas alcoólicas (p=0,010).

Conclusão:

o envolvimento com o álcool parece estar num nível intermediário, relacionado com o sexo, grupo etário, ano de escolaridade e prática de uma religião. Esses resultados justificam o desenvolvimento de intervenções comunitárias, com o objetivo de prevenir o consumo de bebidas alcoólicas.

DESCRITORES:
Consumo de bebidas alcoólicas; Adolescente; Grupo associado; Intoxicação alcoólica; Transtornos relacionados ao uso de álcool

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br