Acessibilidade / Reportar erro

TERMOMETRIA TIMPÂNICA E TEMPORAL NA AVALIAÇÃO DA HIPOTERMIA NO INTRAOPERATÓRIO DE CIRURGIA ABDOMINAL EM ADULTOS1 1 Texto extraído da dissertação - Avaliação da hipotermia não planejada no transoperatório de cirurgias eletivas abdominais, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2014.

RESUMO

Objetivo:

analisar a associação entre características sociodemográficas, clínicas, operatórias e ambientais com a ocorrência de hipotermia medida por meio de termômetros timpânico e temporal, em pacientes adultos, no intraoperatório, submetidos à cirurgias abdominais eletivas com exposição visceral.

Método:

estudo observacional prospectivo, quantitativo, correlacional. Os dados foram coletados mediante instrumento estruturado contendo as variáveis: idade; Índice de Massa Corporal; classificação da American Society of Anesthesiologists; tipo de anestesia; tempo da cirurgia; temperatura timpânica e temporal; temperatura e umidade relativa da sala cirúrgica. Foram mensuradas as temperaturas pelos métodos de aferição timpânico e temporal em 63 pacientes. Na análise dos dados buscou-se associação da hipotermia com as características dos pacientes, do tipo de anestesia, do ambiente cirúrgico segundo o método de aferição e do tempo cirúrgico.

Resultados:

dos 63 pacientes, 15 (23,8%) apresentaram hipotermia. Do total (n=15; 100%) de pacientes hipotérmicos, 13 (80%) tiveram hipotermia leve. A hipotermia moderada foi identificada apenas pela termometria temporal, em três (20%) pacientes. Não houve hipotermia grave e em dois (13,3%) pacientes a hipotermia ocorreu apenas na medida da termometria temporal. Na relação das variáveis, identificou-se que a hipotermia teve associação estatisticamente significante somente com a idade (p=0,0027) e o sexo (p=0,015), na aferição da temperatura timpânica.

Conclusão:

apenas o sexo e a idade interferiram na hipotermia no intraoperatório pela termometria timpânica e nenhuma variável influenciou na hipotermia pela termometria temporal.

DESCRITORES:
Hipotermia; Período intraoperatório; Enfermagem perioperatória; Procedimentos cirúrgicos eletivos; Temperatura corporal; Termometria; Anestesia

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br