SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1NETWORK AND SOCIAL SUPPORT IN CHILDREN WITH CHRONIC DISEASES: UNDERSTANDING THE CHILD'S PERCEPTIONCROSS-CULTURAL ADAPTATION AND VALIDATION EVIDENCE OF THE PERINATAL GRIEF SCALE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707On-line version ISSN 1980-265X

Abstract

OLIVEIRA, Stefanie Griebeler  and  KRUSE, Maria Henriqueta Luce. MELHOR EM CASA: DISPOSITIVO DE SEGURANÇA. Texto contexto - enferm. [online]. 2017, vol.26, n.1, e2660015.  Epub May 29, 2017. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002660015.

Objetivo:

problematizar a atenção domiciliar como dispositivo de segurança, proposta pelo Programa Melhor em Casa como dispositivo de segurança, para conhecer os saberes e as condições de possibilidade que sustentam sua rede discursiva.

Método:

estudo de inspiração genealógica sobre a atenção domiciliar. O material empírico foi constituído por documentos legais sobre o tema, publicados no Diário Oficial. Os excertos que teriam poder de fazer circular verdades foram organizados em planilha eletrônica. As unidades analíticas foram construídas, sendo utilizadas para a análise documental ferramentas propostas por Foucault, tais como: poder, biopolítica e dispositivo.

Resultados:

foram elaboradas duas categorias analíticas: "Do hospital para o domicílio" e "atenção domiciliar: segurança para o paciente ou ao Estado?"

Conclusão:

A atenção domiciliar como dispositivo de segurança constitui a casa como um lugar mais seguro e melhor para o paciente que fica próximo da família, sem risco de infecção hospitalar, recebendo atendimento de equipe que propiciará a tecnologia necessária.

Keywords : Serviços de assistência domiciliar; Enfermagem; Documentos..

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )