Acessibilidade / Reportar erro

ENVELHECIMENTO E VULNERABILIDADE INDIVIDUAL: UM PANORAMA DOS IDOSOS VINCULADOS À ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA1 1 Artigo extraído da dissertação - Vulnerabilidade física, social e programática de idosos atendidos na Atenção Primária de Saúde do município de João Pessoa, Paraíba, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2015.

RESUMO

Objetivo:

identificar as condições de vulnerabilidade individual em idosos e investigar a relação com os indicadores de saúde por meio de um inquérito domiciliar.

Método:

delineamento descritivo, de corte transversal, realizado com 368 idosos atendidos pela Estratégia Saúde da Família. A coleta de dados deu-se através de entrevista estruturada, subsidiada por instrumentos que incluem a caracterização sociodemográfica, indicadores de saúde e o Vulnerable Elderly Survey. Realizou-se, ainda, a análise descritiva dos dados e o teste qui-quadrado de Pearson.

Resultados:

há prevalência de 52,2% de vulnerabilidade individual entre os idosos, além de uma associação com problemas de saúde, autopercepção negativa de saúde, dificuldade na mobilidade e no desempenho de atividades da vida diária.

Conclusão:

a identificação da vulnerabilidade entre a população idosa é uma iniciativa relevante para a adequação de políticas e programas de saúde que priorizem a promoção do envelhecimento com manutenção da capacidade funcional.

DESCRITORES:
Vulnerabilidade em saúde; Idoso; Atenção primária à saúde; Enfermagem.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br