RESUMO
Objetivo:
compreender como a consciência de mundo ingênua de Freire se expressa na prática pedagógica de docentes da área da saúde, a partir das categorias de conhecimento-base de Shulman.
Método:
pesquisa exploratória, descritiva e analítica, de abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista aberta e observação não participante, realizadas de maio a dezembro de 2013, com participação de 21 docentes de uma universidade pública da região sul do Brasil. A sistematização dos dados foi realizada com base na proposta operativa de Minayo.
Resultados:
da análise, emergiu a categoria central "Consciência de mundo ingênua dos docentes da área da saúde". Os dados foram articulados a partir das categorias de conhecimento base para o ensino de Shulman.
Conclusão:
a prática pedagógica dos docentes ainda estava atrelada ao ensino tradicional, que estimulava a memorização, e à pouca participação e reflexão dos discentes em seu processo de formação.
DESCRITORES:
Docentes; Educação em saúde; Capacitação profissional; Competência profissional