Acessibilidade / Reportar erro

IMPLANTAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS GESTORES 1 1 Artigo extraído de dissertação - Segurança do paciente na perspectiva de enfermeiros gestores, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2016.

RESUMO

Objetivo:

descrever, na percepção de enfermeiros gestores, o processo de implantação das estratégias de segurança do paciente.

Método:

pesquisa descritivo-exploratória, de abordagem qualitativa, realizada com 72 enfermeiros gestores de quatro hospitais universitários públicos paranaenses. Os dados foram coletados por meio de entrevista gravada, norteada pela questão: Fale-me do processo de implantação das estratégias de segurança do paciente deste hospital, vivenciado pelo senhor/senhora/você e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

da análise das entrevistas, emergiram as categorias: Compreendendo a trajetória de implantação das estratégias de segurança do paciente; Múltiplas fases de implantação das estratégias de segurança do paciente; e Sentimentos ambíguos relacionados à implantação das estratégias de segurança do paciente.

Conclusão:

nas instituições investigadas, o processo de implantação das estratégias de segurança do paciente é percebido de forma contraditória pelos participantes, mas, apesar disso, emitiram sentimentos de satisfação.

DESCRITORES:
Enfermagem; Segurança do paciente; Gestão da segurança; Percepção; Gestão de riscos.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br