Acessibilidade / Reportar erro

ERROS DE ENFERMAGEM: O QUE ESTÁ EM ESTUDO 1 1 Apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

RESUMO

Objetivo:

caracterizar o que a literatura atual versa a respeito dos erros de enfermagem, em especial de como esses erros são comunicados à sociedade pela imprensa.

Método:

pesquisa qualitativa, documental, caracterizada como revisão integrativa de literatura, realizada em quatro bases de dados e orientada por um protocolo formal, no período de 2011 a 2015, por duas colaboradoras independentes. A análise dos estudos encontrados se deu por meio da análise de conteúdo temática articulada com os recursos do software Atlas.ti.

Resultados:

foram analisados 32 estudos e organizados em duas macrocategorias: principais erros praticados pela equipe de enfermagem; e as causas relatadas e formas de prevenção para evitar os erros. Tais categorias revelam que a maioria dos erros é de medicação, as principais causas estão relacionadas à sobrecarga de trabalho e a problemas do âmbito da gestão, e as principais fontes de prevenção são a melhoria das condições de trabalho, a educação continuada e a cultura de segurança.

Conclusão:

os erros de enfermagem são multideterminados e seu enfrentamento requer medidas no âmbito profissional e institucional.

DESCRITORES:
Equipe de enfermagem; Erros de medicação; Segurança do paciente; Meios de comunicação; Notícias.

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br