Acessibilidade / Reportar erro

A VIVÊNCIA DO PORTADOR DE TRANSTORNO MENTAL NO USO DE PSICOFÁRMACOS NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO COMPLEXO

LA VIVENCIA DEL PORTADOR DE TRASTORNO MENTAL EN EL USO DE PSICOFÁRMACOS EN LA PERSPECTIVA DEL PENSAMIENTO COMPLEJO

RESUMO

Objetivo:

conhecer como o portador de transtorno mental vivencia o uso de psicofármacos.

Método:

pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva que utilizou como referencial teórico o pensamento complexo de Edgar Morin. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, aplicada a 26 portadores de transtorno mental com prescrição médica de psicofármacos, e submetidos à análise categorial temática.

Resultados:

foi identificada uma categoria central: “A vivência complexa do portador de transtorno mental no uso de psicofármacos”, que mostra as inter-relações entre as categorias temáticas: vivenciando os efeitos dos psicofármacos; utilizando os psicofármacos de modo irregular; identificando facilidades e dificuldades no uso de psicofármacos; e desenvolvendo estratégias para manutenção do uso regular de psicofármacos.

Conclusão:

a vivência do portador de transtorno mental no uso de psicofármacos é um processo dinâmico e complexo que engloba a multidimensionalidade, envolvendo o ser humano e seu tratamento.

DESCRITORES:
Psicotrópicos; Saúde mental; Enfermagem psiquiátrica; Transtornos mentais; Centros comunitários de saúde mental

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br