Acessibilidade / Reportar erro

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADES NEONATAIS NA PERSPECTIVA DO ENFERMEIRO

LA PARTICIPACION DE LA FAMILIA EN LA SEGURIDAD DEL PACIENTE EN UNIDADES NEONATALES EN LA PERSPECTIVA DE LA ENFERMERA

RESUMO

Objetivo:

compreender a influência da participação da família na segurança do paciente em unidades neonatais na perspectiva de enfermeiros.

Método:

estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado na unidade de cuidados intermediários e na unidade de cuidados intensivos Neonatais de uma maternidade pública de Belo Horizonte-MG, tendo 14 enfermeiros como participantes do estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiros semiestruturados, os quais foram submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados:

os enfermeiros reconhecem a participação da família na segurança do paciente neonatal, porém demonstraram despreparo e pouca compreensão ao lidar com esse familiar no cotidiano de trabalho. Ainda apontaram o acolhimento e a orientação dos familiares como estratégias significativas para o cuidado seguro.

Conclusões:

acredita-se que inserir os familiares como parceiros críticos e ativos das práticas dos profissionais de saúde seja uma estratégia importante e promissora para a promoção de saúde e segurança do paciente.

DESCRITORES:
Segurança do paciente; Unidades de terapia intensiva neonatal; Família; Participação do paciente; Enfermagem neonatal

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br