Acessibilidade / Reportar erro

EFEITO DAS VARIÁVEIS SOCIODEMOGRÁFICAS E DE VULNERABILIDADE NO PADRÃO DE USO DE ÁLCOOL EM MULHERES UNIVERSITÁRIAS

EFECTO DE LAS VARIABLES SOCIODEMOGRÁFICAS Y DE VULNERABILIDAD EN EL PATRÓN DE USO DE ALCOHOL EN MUJERES UNIVERSITARIAS

RESUMO

Objetivo:

determinar o efeito das variáveis sociodemográficas e de vulnerabilidade no uso de bebidas alcoólicas em mulheres universitárias.

Método:

estudo transversal, composto por uma amostra de 301 mulheres universitárias. Os dados sociodemográficos e de vulnerabilidade ao consumo foram obtidos pelos formulários eletrônicos CAGE, AUDIT-C, questionário sociodemográfico e de vulnerabilidade ao uso de álcool. Para análise dos dados foram usados o teste qui-quadrado e a regressão logística.

Resultados:

80,4% das mulheres apresentaram uso moderado e 19,6 %, uso nocivo de álcool. As variáveis que mostraram ter efeito sobre o padrão de uso foram: idade de início do consumo, nível socioeconômico, tipo de bebida e redes sociais.

Conclusão:

os fatores de vulnerabilidade, preferência por bebidas alcoólicas destiladas, ter redes sociais que promovem o consumo, ter iniciado o uso entre 14 e 16 anos de idade são características que podem favorecer o consumo nocivo de álcool.

DESCRITORES:
Mulheres; Consumo de bebidas alcoólicas; Vulnerabilidade; Adulto jovem; Estudante

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br