RESUMO
Objetivo:
relatar a construção e aplicação de um termo de assentimento em crianças hospitalizadas.
Método:
pesquisa qualitativa, tipo relato de experiência. A construção do termo de assentimento baseou-se nas orientações da Organização Mundial da Saúde e da Resolução 466/2012. A aplicação foi realizada com 42 crianças entre sete e dez anos, internadas em unidades clínico-cirúrgicas de um hospital pediátrico.
Resultados:
um termo de assentimento em formato de cartilha ilustrada foi construído para atender a regulamentação ética nacional da pesquisa com crianças. Sua aplicação revelou que o formato utilizado contribuiu para o entendimento por parte das crianças sobre os objetivos do estudo, possibilitando seu assentimento e sua colaboração na coleta de dados. Ratificou-se ainda a relevância do lúdico como estratégia de compreensão do público infantil.
Conclusão:
construir e aplicar o termo de assentimento no formato de cartilha ilustrada foi uma experiência exitosa para a pesquisa com as crianças, mostrando-se eficaz por esclarecer suas dúvidas face à obtenção do assentimento.
DESCRITORES:
Consentimento informado por menores; Ética em pesquisa; Saúde da criança; Criança hospitalizada; Hospitais pediátricos