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VALIDAÇÃO TEÓRICA DE ESCALA DE ATITUDES DAS ENFERMEIRAS SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA EM TERAPIA INTENSIVA1 1 Artigo extraído da tese - Os direitos da criança na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: atitudes das enfermeiras, apresentada ao Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, em 2015.

VALIDACIÓN TEÓRICA DE ESCALA DE ACTITUDES DE LAS ENFERMERAS SOBRE DERECHOS DE LA NIÑEZ EN TERAPIA INTENSIVA

RESUMO

Objetivo:

construir e validar o conteúdo teórico da escala de atitudes das enfermeiras frente aos direitos da criança na unidade de terapia intensiva pediátrica.

Método:

estudo metodológico que descreve a construção e validação teórica da escala mediante revisão bibliográfica, análise semântica e validação de conteúdo por juízes/enfermeiros, utilizando o coeficiente de validade de conteúdo e coeficiente de correlação intraclasse.

Resultados:

a Escala de Atitudes das Enfermeiras frente aos Direitos da Criança na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica foi validada por 15 enfermeiros especialistas na área da saúde da criança, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil, e ficou composta por 99 itens, distribuídos pelas dimensões dos componentes cognitivo, afetivo e comportamental da atitude. O coeficiente de validade de conteúdo de cada dimensão foi de 0,91, 0,86 e 0,89, respectivamente, e o coeficiente de correlação intraclasse final da escala de r=0,76.

Conclusão:

a Escala apresentou evidências de validade de conteúdo e os itens abordaram as atitudes das enfermeiras na prática assistencial em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, o que permitirá a avaliação dos direitos da criança hospitalizada.

DESCRITORES:
Enfermagem pediátrica; Criança hospitalizada; Unidades de terapia intensiva pediátrica; Direitos da criança; Atitude; Validade dos testes

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