Acessibilidade / Reportar erro

O ESTUDO DE CASO COMO MÉTODO DE PESQUISA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

EL ESTUDIO DE CASO COMO MÉTODO DE INVESTIGACIÓN EN ENFERMERÍA: UNA REVISIÓN INTEGRATIVA

RESUMO

Objetivo:

analisar a aplicação do estudo de caso como método de pesquisa pela enfermagem nas publicações científicas nacionais e internacionais.

Método:

revisão integrativa de literatura realizada nas bases bibliográficas eletrônicas PubMed, CINAHL, LILACS e SciELO, utilizando os descritores estudo de caso, pesquisa e enfermagem. Foram incluídos artigos originais disponíveis na íntegra no formato on-line, nos idiomas português, inglês ou espanhol, no recorte temporal de 2010 a 2015.

Resultados:

foram encontrados 624 estudos, dos quais 50 atenderam ao objetivo. Os autores Yin e Stake foram os pesquisadores cujos referenciais metodológicos de estudo de caso se destacaram no contexto da pesquisa na área da enfermagem. A aplicação do método abrangeu os diferentes campos de atuação da profissão: educação, assistência/cuidado e gestão/administração.

Conclusão:

o estudo de caso como método de pesquisa mostrou-se uma importante metodologia que pode ser amplamente utilizada pela enfermagem nos seus diversos campos de atuação ao buscar compreender fenômenos relacionados a indivíduos, grupos ou organizações.

DESCRITORES:
Enfermagem; Pesquisa; Pesquisa em enfermagem; Métodos; Estudos de casos

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br