Acessibilidade / Reportar erro

MÉTODO DELPHI COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO PARA A PESQUISA EM ENFERMAGEM1 1 Artigo extraído da tese - O ensino do controle de infecções nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2016.

MÉTODO DELPHI COMO REFERENCIAL METODOLÓGICO PARA LA INVESTIGACIÓN EN ENFERMERÍA

RESUMO

Objetivo:

descrever o processo de coleta e análise dos dados a partir do uso do método Delphi e da articulação de procedimentos qualitativos e quantitativos para a construção de uma proposta de inovação curricular na área de controle de infecções para os cursos de graduação em enfermagem.

Método:

foi utilizado o método Delphi com 39 participantes, sendo 31 enfermeiros e oito médicos, com expertise na área de controle de infecções. A coleta de dados transcorreu em um período de sete meses, com a realização de quatro rodadas. Para a análise de dados qualitativos foi empregada à análise de conteúdo e para os quantitativos à análise descritiva.

Resultados: foram realizadas quatro rodadas interativas e sequenciais, a primeira rodada foi composta por um instrumento com perguntas abertas, a partir destas respostas (39 respondentes) foi elaborado o instrumento da segunda rodada que foi constituído de itens para avaliação dos participantes. Após a segunda rodada (35 respondentes), os itens que não obtiveram consenso foram reapresentados aos participantes no instrumento da terceira rodada (30 respondentes), contendo a problematização do item para que fosse reavaliado com a justificativa do participante. Na quarta rodada foi realizada a devolutiva dos dados à todos os participantes. O desenvolvimento de rodadas, promovendo feedbacks controlados para que os participantes possam rever suas opiniões, é uma característica marcante desse método.

Conclusão:

o método Delphi comprovou seu potencial como possibilidade de articulação das abordagens qualitativas e quantitativas, somando essas características para tratar de um problema complexo de pesquisa na área da enfermagem e saúde.

DESCRITORES:
Enfermagem; Currículo; Educação; Controle de infecção; Método misto; Pesquisa qualitativa; Pesquisa quantitativa

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br