Acessibilidade / Reportar erro

PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR POR MEIO DE SESSÃO EDUCATIVA GRUPAL: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

PROMOCIÓN DE LA AUTOEFICACIA EN AMAMENTAR POR MEDIO DE SESIÓN EDUCATIVA GRUPAL: ENSAYO CLÍNICO RANDOMIZADO

RESUMO

Objetivo:

avaliar o efeito da estratégia educativa em sessão grupal a partir da utilização do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" na promoção da autoeficácia em amamentar.

Método:

foi desenvolvido um ensaio clínico com 208 puérperas randomizadas aleatoriamente para o grupo intervenção ou controle. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado "Eu posso amamentar o meu filho" em sessão grupal no alojamento conjunto. Utilizou-se a Breastfeeding Self-Efficacy Scale - Short Form para mensurar os escores de autoeficácia no período de acompanhamento (alojamento conjunto, 15 dias após o parto e mensalmente até os 120 dias).

Resultados:

encontrou-se maior percentual de mulheres com autoeficácia em amamentar alta ao longo do período de acompanhamento no grupo intervenção (p=0,002) e um aumento da média dos escores de autoeficácia nesse grupo no período de acompanhamento (p<0,05).

Conclusão:

houve modificação ou reforço da autoeficácia materna em amamentar com a utilização do álbum seriado em sessão grupal - Número de Registro: RBR-6srs33.

DESCRITORES:
Autoeficácia; Promoção da saúde; Educação em saúde; Aleitamento materno; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br