RESUMO
Objetivo:
construir um manual educativo para pessoas com diabetes mellitus com pé diabético.
Método:
scoping study, aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa, realizado em um hospital escola do Estado de Santa Catarina (Brasil). A coleta de dados, foi realizada entre setembro e novembro de 2016, incluiu revisão narrativa e consulta a 14 participantes - 11 experts (oito enfermeiros, um professor de enfermagem e dois médicos) e três pessoas com diabetes e seus acompanhantes sobre os conteúdos do manual educativo. Utilizou-se a técnica Delphi, na consulta com os experts, e estabeleceu-se a necessidade de 70%, ou mais, de concordância total para permanência dos conteúdos no manual. Com as pessoas com diabetes e acompanhantes aplicou-se formulário avaliativo, contendo escala Likert para avaliação dos conteúdos e pergunta aberta questionando opinião sobre o manual.
Resultados:
a literatura existente e a consulta aos participantes subsidiou a elaboração dos conteúdos do manual. A partir da consulta na literatura e com os participantes, foi construído o manual, que foi revisado pelos experts. Na primeira rodada de consulta com experts, dos 21 conteúdos construídos, a partir do estudo de revisão, oito não atingiram 70% de concordância. Os percentuais oscilaram entre 45% e 90%. Na segunda rodada, todos os conteúdos foram considerados pertinentes. As pessoas com diabetes consideraram que o manual estava adequado e de fácil compressão.
Conclusão:
o método possibilitou a construção do manual que resultou em um produto de enfermagem para uso na educação em saúde, para o cuidado da pessoa com diabetes com pé diabético.
DESCRITORES:
Autocuidado; Diabetes mellitus; Pé diabético; Manuais; Enfermagem