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TEORIA DO APEGO, INTERACIONISMO SIMBÓLICO E TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS: ARTICULANDO REFERENCIAIS PARA A PESQUISA1 1 Artigo extraído da tese - Formação de vínculos e interação entre cuidadores e crianças em um abrigo, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2016.

TEORÍA DEL APEGO, INTERACCIONISMO SIMBÓLICO Y TEORÍA FUNDAMENTADA EN LOS DATOS: ARTICULANDO REFERENCIALES PARA LA INVESTIGACIÓN

RESUMO

Objetivo:

apresentar e refletir sobre a articulação entre a Teoria do Apego, o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados no estudo da formação de vínculos e interação entre cuidadores e crianças institucionalizadas.

Método:

os dados foram coletados de abril a julho de 2015, por meio de entrevista intensiva, observação estruturada e diário de campo, em um abrigo institucional que acolhe crianças de zero a oito anos, em um município do Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 15 cuidadores e seis crianças.

Resultados:

a Teoria do Apego e o Interacionismo Simbólico possibilitaram compreender as implicações da formação e quebra de vínculos e as estratégias utilizadas pelos cuidadores nesta interação. A Teoria Fundamentada nos Dados conduziu a elaboração do modelo teórico "Percebendo o trabalho/cuidado com crianças institucionalizadas".

Conclusão:

a articulação entre a Teoria do Apego, o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada mostrou-se consistente para o estudo desenvolvido, contribuindo para o cuidado no contexto do abrigamento infantil.

DESCRITORES:
Criança institucionalizada; Cuidadores; Relações interpessoais; Pesquisa qualitative; Enfermagem; Teoria fundamentada

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