SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4THE SILENCES FRAMEWORK: METODOLOGÍA PARA INVESTIGACIONES DE TEMAS SENSIBLES Y PERSPECTIVAS MARGINALIZADAS EN LA SALUDMÉTODOS PARA DESARROLLO DE APLICACIONES MÓVILES EN SALUD: REVISIÓN INTEGRAL DE LA LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707versión On-line ISSN 1980-265X

Resumen

CAMARGO, Fernanda Carolina et al. MODELOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS NA ENFERMAGEM HOSPITALAR: REVISÃO NARRATIVA. Texto contexto - enferm. [online]. 2017, vol.26, n.4, e2070017.  Epub 08-Ene-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002070017.

Objetivo:

identificar modelos para implementação da prática baseada em evidências na Enfermagem hospitalar.

Método:

Revisão narrativa da literatura. Após a identificação dos modelos, realizou-se uma busca de referências específicas sobre o tópico de interesse e procedeu-se a leitura dos artigos publicados.

Resultados:

são apresentados 16 modelos para a utilização de pesquisas na prática de enfermeiros hospitalares, publicadas no período de 1970 a 2015. Foram descritas as etapas para a implementação dos modelos, com ênfase nos tipos de evidências e abordagens para utilização das pesquisas.

Conclusão:

na análise dos pressupostos dos modelos descritos, pode-se inferir que a utilização de pesquisas na prática de enfermeiros hospitalares requer conhecimento e competências para além dos usuais no exercício cotidiano do trabalho. Desta maneira, o desafio para o cenário nacional perfaz o desenvolvimento de modelos próprios, específicos para a realidade vivenciada ou, ainda, a elaboração de iniciativas que retratem a implementação e/ou adaptação dos modelos propostos em âmbito internacional.

Palabras clave : Enfermagem baseada em evidências; Pesquisa em enfermagem; Hospitais de ensino; Modelo em enfermagem; Prática baseada em evidências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )