SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1INDUÇÃO DE PARTO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: MÉTODOS E DESFECHOSUM OLHAR PARA A PREVENÇÃO DAS COMPLICAÇÕES CRÔNICAS DO DIABETES SOB AS LENTES DA COMPLEXIDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

CHEREM, Estefânia de Oliveira et al. PROCESSO DE TERAPIA TRANSFUSIONAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIROTHE TRANSFUSIONAL THERAPY PROCESS IN THE NEONATAL INTENSIVE THERAPY UNIT: THE NURSE'S KNOWLEDGE. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e1150016.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018001150016.

Objetivo:

analisar o conhecimento do enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal acerca do processo da terapia transfusional.

Método:

estudo descritivo, exploratório, qualitativo, realizado no segundo semestre de 2014 em dois hospitais da cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais(Brasil). Foram entrevistados 35 enfermeiros. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade temática.

Resultados:

a categoria temática o processo pré-transfusional na atenção ao recém-nascido e sua interface para o cuidado obteve duas subcategorias: Contextualizando a prática na indicação transfusional e nos exames de compatibilidade sanguínea; e Os cuidados de enfermagem ao recém-nascido ante o procedimento transfusional. Com isso, os enfermeiros citaram a importância da conferência da bolsa de sangue, punção do acesso venoso periférico e a não administração de antibiótico no momento da infusão.

Conclusão:

comprovou-se que os enfermeiros têm conhecimento acerca do processo pré-transfusional, embora alguns passos importantes no cuidado não tenham sido mencionados, mostrando a necessidade de melhor capacitação desses profissionais no cuidado vinculado à terapia transfusional.

Palavras-chave : Blood transfusion; Transfusion of blood components; Neonatal nursing; Nursing care; Neonatal intensive care units.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Inglês | Inglês     · Inglês ( pdf )