SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1PROCESSO DE TERAPIA TRANSFUSIONAL EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIROCELL PHONE USAGE BY HEALTH PERSONNEL: PREVENTIVE STRATEGIES TO DECREASE RISK OF CROSS INFECTION IN CLINICAL CONTEXT índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

SALCI, Maria Aparecida; MEIRELLES, Betina Hörner Schlindwein  e  SILVA, Denise Maria Vieira Guerreiro da. UM OLHAR PARA A PREVENÇÃO DAS COMPLICAÇÕES CRÔNICAS DO DIABETES SOB AS LENTES DA COMPLEXIDADE. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e2370016.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018002370016.

Objetivo:

avaliar como os profissionais da Atenção Primária à Saúde desenvolvem atividades preventivas para evitar as complicações crônicas nas pessoas com Diabetes Mellitus atendidas nesse nível da atenção.

Método:

foi utilizado como referencial teórico o Pensamento Complexo e como referencial metodológico a pesquisa avaliativa. O estudo foi realizado em um município de médio porte localizado no Sul do Brasil. Participaram da pesquisa 35 profissionais de saúde e três gestores. Como técnicas de coleta de dados adotou-se: entrevista, observação e análise de prontuários. Para a análise dos dados obteve-se auxílio do software ATLAS.ti e empregou-se a triangulação de dados.

Resultados:

a prevenção foi compreendida como uma atividade dissociada da prática assistencial; o conceito atribuído não era claro e nem diferenciado de outros conceitos da área da saúde; a assistência priorizava ações curativas em detrimento das preventivas; e a prevenção mencionada era mais voltada para o cumprimento de metas e de campanhas estabelecidas pelas instâncias reguladoras.

Conclusão:

a prevenção na atenção às pessoas com Diabetes Mellitus na Atenção Primária à Saúde encontrava-se fragmentada e disjuntiva de uma assistência que contemplasse a integralidade e a totalidade necessária nesse processo e que fosse capaz de trabalhar nos níveis de prevenção em saúde.

Palavras-chave : Diabetes mellitus; Complicações do diabetes; Atenção primária à saúde; Avaliação de serviços de saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )