Acessibilidade / Reportar erro

BULLYING: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À VITIMIZAÇÃO E À AGRESSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR1 1 Artigo extraído da dissertação - Violência escolar: vitimização e agressão entre adolescentes da rede pública municipal de ensino, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB), em 2015.

RESUMO

Objetivo:

analisar a prevalência de vitimização e agressão por bullying e tipologias associadas aos fatores sociodemográficos e comportamentos de risco em estudantes.

Método:

estudo transversal, desenvolvido em escolas municipais de ensino fundamental em Campina Grande, Paraíba, Brasil, sendo a amostra representada por 678 adolescentes matriculados do 6º ao 9º ano escolar. Os dados foram atualizados com o programa escolar estatístico Statistical Package for the Social Sciences, sendo utilizado nível de significância de 5% e intervalo de confiança de 95% para realização do teste qui-quadrado de Person.

Resultados:

a prevalência de vitimização de bullying alcançou 29,5%, com predomínio do bullying psicológico, 23,3% e envolvimento majoritário do sexo masculino. Quanto à prática de bullying, 8,4% dos estudantes afirmaram praticarem bullying contra os pares.

Conclusão:

pode-se observar associação entre agressores de bullying com comportamento de risco na escola.

DESCRITORES:
Violência; Bullying; Adolescente; Vitimização; Agressão

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br