SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1BULLYING: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS À VITIMIZAÇÃO E À AGRESSÃO NO COTIDIANO ESCOLARESTRATÉGIAS QUE CONTRIBUEM PARA A VISIBILIDADE DO TRABALHO DO ENFERMEIRO NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

MICHELIN, Samanta Rodrigues et al. (RE)CONHECENDO O QUOTIDIANO DOS TRABALHADORES DE UM CENTRO DE SAÚDE: UM CAMINHO PARA PREVENÇÃO DO BURNOUT E A PROMOÇÃO DA SAÚDE. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e5510015.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018005510015.

Objetivo:

compreender o quotidiano dos trabalhadores de um centro de saúde de Florianópolis

Método:

Estudo de abordagem qualitativa, na forma de uma pesquisa exploratório-descritiva. Participaram da pesquisa 18 trabalhadores. A coleta de dados foi realizada no período de abril a maio de 2014, através de entrevistas semiestruturadas, por meio de um roteiro, contendo as questões norteadoras: "como está o seu dia a dia?" e "como está o seu dia a dia no trabalho?". Os dados foram analisados à luz das noções e dos pressupostos teóricos e da sensibilidade de Michel Maffesoli.

Resultados:

foram encontradas seis categorias que descrevem o quotidiano dos trabalhadores: falta de tempo: corrido, estressante, cansativo; ótimo, bom, tranquilo; em adaptação; varia de acordo com o dia; razoável, mais ou menos; e organizado.

Conclusão:

a compreensão do quotidiano dos trabalhadores apontou que a maior parte da tensão e do estresse no dia a dia está concentrada no ambiente laboral.

Palavras-chave : Atividades cotidianas; Saúde do trabalhador; Síndrome de burnout; Promoção da saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )