SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1(RE)CONHECENDO O QUOTIDIANO DOS TRABALHADORES DE UM CENTRO DE SAÚDE: UM CAMINHO PARA PREVENÇÃO DO BURNOUT E A PROMOÇÃO DA SAÚDEFATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

SANCHEZ, Marina Landarin et al. ESTRATÉGIAS QUE CONTRIBUEM PARA A VISIBILIDADE DO TRABALHO DO ENFERMEIRO NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e6530015.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018006530015.

Objetivo:

identificar estratégias para promover o reconhecimento e a visibilidade do fazer do enfermeiro na Central de Material e Esterilização.

Método:

pesquisa qualitativa, descritiva, realizada com enfermeiros de um hospital do sul do Brasil, de outubro a novembro de 2014, totalizando 17 participantes, através de entrevista semiestruturada e análise textual discursiva.

Resultados:

dentre as estratégias, destacaram-se a troca de vivência entre os enfermeiros da Central de Material e Esterilização e os enfermeiros de outras unidades; seleção dos trabalhadores, a partir de critérios necessários para a atuação no local e Serviço de Educação Permanente, com temáticas voltadas ao setor. Estas estratégias suscitaram mudanças no modo de perceber uma área da enfermagem, ainda pouco visível, apesar de tão essencial para as atividades realizadas no hospital. A visibilidade do trabalho realizado na Central de Material e Esterilização ainda se apresenta distorcida, pois, apesar de o trabalho desenvolvido no setor ser considerado importante pelos profissionais externos, muitos não conheciam a diversidade de atividades realizadas nem possuíam o conhecimento específico exigido.

Conclusão:

a pesquisa evidenciou a necessidade de engajamento dos próprios enfermeiros da Central de Material e Esterilização para se fazerem perceber e modificarem a imagem do setor e a maneira como a administração das instituições de saúde vem lidando com os avanços do processamento dos artigos médico-cirúrgicos.

Palavras-chave : Enfermagem; Trabalho; Esterilização; Papel do profissional de enfermagem; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )