SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1FATORES PERCEBIDOS PELOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COMO DESENCADEADORES DO ESTRESSE NO AMBIENTE FORMATIVOAÇÕES E ARTICULAÇÕES DO ENFERMEIRO NO CUIDADO DA CRIANÇA NA ATENÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

LIMA, Simone Pedrosa; SANTOS, Evanguelia Kotzias Atherino dos; ERDMANN, Alacoque Lorenzini  e  SOUZA, Ana Izabel Jatobá de. DESVELANDO O SIGNIFICADO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA PARA O SER-MULHER NA AMAMENTAÇÃO COM COMPLICAÇÕES PUERPERAIS. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e0880016.  Epub 05-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018000880016.

Objetivo:

compreender o significado da experiência vivida para o ser-mulher na amamentação com complicações puerperais.

Método:

estudo qualitativo, de natureza fenomenológica, sustentado na fenomenologia da percepção e na hermenêutica. A coleta de dados ocorreu em duas maternidades da Região Nordeste do Brasil, por meio de entrevistas em profundidade com 28 puérperas, de fevereiro a outubro de 2014. A análise dos dados compreendeu: leitura das descrições, identificação das unidades temáticas e dos temas essenciais.

Resultados:

da análise das descrições emergiu como significado central: amamentar é mais importante do que a situação vivenciada na complicação puerperal, e como temas essenciais: percebendo o apoio da família e sentimentos percebidos ao vivenciar a amamentação com complicação.

Conclusão:

o estudo oportunizou compreender que a amamentação vivenciada pelo ser-mulher com complicação puerperal é composta por um conjunto de significados, e o conhecimento destes pelos profissionais de saúde, poderá contribuir para um cuidado mais integral.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Puerpério; Saúde da mulher; Pesquisa qualitativa; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )