SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1VIOLÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA PERPETRADA NO TRABALHO EM SAÚDETRABALHO FEMININO E SAÚDE NA VOZ DE CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

SANTOS, Aliny de Lima; SILVA, Elza Monteiro da  e  MARCON, Sonia Silva. ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS COM DIABETES NO HIPERDIA: POTENCIALIDADES E LIMITES NA PERSPECTIVA DE ENFERMEIROS. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e2630014.  Epub 05-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018002630014.

Objetivo:

apreender como os enfermeiros da Estratégia Saúde da Família percebem as potencialidades e limitações da assistência às pessoas com Diabetes na Atenção Básica do município de Maringá.

Método:

estudo qualitativo do tipo estudo de caso, realizada com 63 enfermeiros, em Maringá, Paraná. Os dados foram coletados entre novembro de 2013 e maio de 2014, por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas, realizadas nas unidades de saúde, e analisados segundo matriz SWOT.

Resultados:

adesão dos usuários aos serviços oferecidos, vínculo com a equipe, envolvimento dos profissionais e oferta de atividades educativas, foram citados como potencialidades. Por sua vez, as limitações foram: reduzida adesão ao tratamento, lacunas no processo de trabalho da equipe e reduzida disponibilidade de recursos.

Conclusão:

observa-se que as limitações foram predominantes na assistência prestada aos usuários com Diabetes, o que sinaliza a necessidade de um olhar mais atento sobre a implementação e avaliação deste serviço.

Palavras-chave : Avaliação em saúde; Programa saúde da família; Atenção primária à saúde; Diabetes Mellitus.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )