Acessibilidade / Reportar erro

CUIDADO, DOENÇA E SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE PESSOAS EM TRATAMENTO DIALÍTICO1 1 Artigo extraído da tese - Representação social dos cuidados à saúde de pessoas com doença renal crônica: elementos para autogestão, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2015.

CUIDADO, ENFERMEDAD Y SALUD: REPRESENTACIONES SOCIALES ENTRE PERSONAS EN EL TRATAMIENTO DIALÍTICO

RESUMO

Objetivo:

analisar e comparar a estrutura representacional do cuidado com saúde e a doença entre pessoas em tratamento dialítico.

Método:

pesquisa qualitativa norteada na Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural, com 165 participantes, adultos, de ambos os sexos e tratamentos de hemodiálise e dialise peritoneal de quatro serviços de nefrologia em Curitiba e região. Os dados foram coletados entre junho de 2014 e maio de 2015, por meio das evocações livres aos termos indutores "cuidado com a doença" e "cuidado com a saúde" e tratados pelo software Ensemble de Programmes Pemettant L´Analyse des Evoctions e análise do quadro de quatro quadrantes.

Resultados:

os resultados revelam que as representações de cuidado com a saúde e a doença compartilham conteúdo da doença, mas possui organização distinta, a saúde com o enfoque dos hábitos de vida e dimensão biomédica e a doença ressalta o aspecto avaliativo.

Conclusão:

as representações de cuidado com a saúde e a doença interagem com comportamentos, atitudes e posicionamentos para o cuidado e fornece elementos para compreensão e apoio dos recursos individuais e ajustes da doença.

DESCRITORES:
Insuficiência renal crônica; Saúde do adulto; Diálise renal; Psicologia social; Enfermagem

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br