SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1TRABALHO FEMININO E SAÚDE NA VOZ DE CATADORAS DE MATERIAIS RECICLÁVEISDISSERTAÇÕES E TESES DA ENFERMAGEM ACERCA DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

NASCIMENTO, Maria Elisa Brum do; MANTOVANI, Maria de Fátima  e  OLIVEIRA, Denize Cristina de. CUIDADO, DOENÇA E SAÚDE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE PESSOAS EM TRATAMENTO DIALÍTICO. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e3290016.  Epub 05-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018003290016.

Objetivo:

analisar e comparar a estrutura representacional do cuidado com saúde e a doença entre pessoas em tratamento dialítico.

Método:

pesquisa qualitativa norteada na Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural, com 165 participantes, adultos, de ambos os sexos e tratamentos de hemodiálise e dialise peritoneal de quatro serviços de nefrologia em Curitiba e região. Os dados foram coletados entre junho de 2014 e maio de 2015, por meio das evocações livres aos termos indutores "cuidado com a doença" e "cuidado com a saúde" e tratados pelo software Ensemble de Programmes Pemettant L´Analyse des Evoctions e análise do quadro de quatro quadrantes.

Resultados:

os resultados revelam que as representações de cuidado com a saúde e a doença compartilham conteúdo da doença, mas possui organização distinta, a saúde com o enfoque dos hábitos de vida e dimensão biomédica e a doença ressalta o aspecto avaliativo.

Conclusão:

as representações de cuidado com a saúde e a doença interagem com comportamentos, atitudes e posicionamentos para o cuidado e fornece elementos para compreensão e apoio dos recursos individuais e ajustes da doença.

Palavras-chave : Insuficiência renal crônica; Saúde do adulto; Diálise renal; Psicologia social; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )