SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1NÃO ADESÃO AO SEGUIMENTO AMBULATORIAL POR MULHERES QUE EXPERIENCIARAM A VIOLÊNCIA SEXUALEFEITO DE DUAS TÉCNICAS DE BANHO DE IMERSÃO NA TEMPERATURA AXILAR DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMOS: ESTUDO PILOTO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

LINO, Monica Motta et al. PESQUISA EM ENFERMAGEM: BRASIL E PORTUGAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e6550015.  Epub 05-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018006550015.

Objetivo:

compreender a construção da identidade profissional na pesquisa em enfermagem de Brasil e de Portugal segundo a percepção de seus pesquisadores, adotando-se Gaston Bachelard como referencial teórico.

Método:

pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa, realizada no Brasil e Portugal. Adotou-se entrevista semiestruturada com 17 enfermeiros pesquisadores de ambos os países, com experiência em pesquisa científica e título de doutorado e/ou pós-doutorado. A análise dos dados obedeceu a seguinte ordem: fase exploratória, seleção das unidades de significado e processo de codificação das unidades de análise com a respectiva construção de categorias não-apriorísticas.

Resultados:

emergiram duas categorias para discussão: Objeto e linhas de pesquisa em enfermagem; e, Atitude política dos pesquisadores.

Conclusão:

as fragilidades na construção da identidade profissional precisam ser rompidas a partir do desenvolvimento de investigações experimentais, com respostas imediatas aos serviços de saúde e que atendam às demandas sociais. Profissional satisfeito é o maior marketing da profissão. Por meio da qualificação profissional na enfermagem será possível ocupar melhores cargos e desenvolver com maior propriedade o papel de liderança e a atitude política.

Palavras-chave : Enfermagem; Conhecimento; Pesquisa em enfermagem; Cuidados de enfermagem; Prática profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )