SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

BADKE, Marcio Rossato; BARBIERI, Rosa Lía  e  MARTORELL-POVEDA, Maria-Antonia. INTERNACIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM BRASILEIRA: DOUTORADO SANDUÍCHE NA REGIÃO DA CATALUNHA - ESPANHA. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.1, e3620016.  Epub 05-Mar-2018. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072018003620016.

Objetivo:

relatar a experiência vivenciada no exterior por estudante de doutorado e apresentar as atividades com suas produções científicas.

Método:

relato de experiência de um estudante de doutorado em enfermagem brasileiro que realizou oito meses de atividades de doutorado sanduíche no exterior.

Resultados:

idealização do doutorado sanduíche no exterior e efetivação deste; socialização científica e internacionalização do conhecimento; e internacionalização dos programas de pós-graduação brasileiros.

Conclusão:

os ganhos nesta experiência abarcam o aprimoramento profissional, teórico-científico, e a obtenção de valores sociais e culturais. O contato com outras pessoas e instituições de ensino permitem o desenvolvimento de diferentes habilidades didáticas, pedagógicas e interpessoais. O intercâmbio possibilita o fortalecimento e o reconhecimento das instituições brasileiras de ensino, encoraja outros alunos a conhecer realidades distintas e assim fortalece a internacionalização das pesquisas em enfermagem.

Palavras-chave : Enfermagem; Intercâmbio educacional internacional; Programas de pós-graduação em saúde; Cooperação internacional; Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )