Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO1 1 Artigo extraído da tese - Relação pedagógica no ensino prático reflexivo como elemento para a formação do enfermeiro na perspectiva da integralidade, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PEN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2015.

RELACIÓN PEDAGÓGICA EN LA ENSEÑANZA PRÁCTICO-REFLEXIVA: ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DE LA ENSEÑANZA DE LA INTEGRALIDAD EN LA FORMACIÓN DEL ENFERMERO

RESUMO

Objetivo:

identificar os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizem o ensino da integralidade.

Método:

pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Coleta de dados ocorreu de maio de 2013 a setembro de 2014, com oito docentes de disciplinas do eixo integrador dos quatro últimos semestres de um Curso de Graduação em Enfermagem. Utilizou-se a triangulação de técnicas para coleta de dados, análise documental, observação não participante e entrevistas individuais. Análise de dados guiada pela proposta operativa de Minayo.

Resultados:

a relação pedagógica no Curso de Graduação em Enfermagem está fundamentada em elementos que potencializam o ensino da integralidade, trazendo para o contexto da formação exemplos da prática, conectando o que foi visto na teoria com o encontrado nos serviços de saúde e oportunizando um processo de reflexão para o estudante e para o docente.

Conclusão:

os elementos da relação pedagógica no ensino prático-reflexivo que caracterizam a aprendizagem a partir do princípio da integralidade, durante a formação do enfermeiro, estão relacionados à conexão teoria e prática, ao desenvolvimento do talento artístico profissional e ao processo de reflexão na e sobre a ação. A relação pedagógica no curso está caminhando para formar profissionais competentes para atuar diante de situações incertas e conflituosas encontradas nos serviços de saúde.

DESCRITORES:
Enfermagem; Educação superior; Integralidade em saúde; Docentes; Estudantes

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br