Acessibilidade / Reportar erro

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR PROFISSIONAIS DE SAÚDE AOS CUIDADOS PALIATIVOS NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA1 1 Artigo extraído da dissertação - Assistência em cuidados paliativos à pessoa idosa na atenção primária à saúde, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2015.

SIGNIFICADOS ATRIBUIDOS POR LOS PROFESIONALES DE LA SALUD PARA LOS CUIDADOS PALIATIVOS EN EL CONTEXTO DE LA ATENCIÓN PRIMARIA

RESUMO

Objetivo:

compreender os significados atribuídos por profissionais de saúde à assistência em cuidados paliativos na atenção primária à saúde.

Método:

trata-se de uma pesquisa qualitativa, orientada pela vertente fenomenológica social de Alfred Schütz. Participaram 25 profissionais de saúde que trabalhavam em uma das três unidades de saúde e em um Núcleo de Apoio à Saúde da Família da cidade de Natal/RN, Brasil. O trabalho de campo ocorreu por meio de entrevista no ano de 2015, cujas informações foram analisadas conforme os passos de pesquisadores da fenomenologia social.

Resultados:

compreendeu-se que os profissionais de saúde eram capazes de reconhecer a necessidade do outro, na prática da assistência em cuidados paliativos realizada na atenção primária de saúde. Os significados atribuídos pelos profissionais de saúde envolveram a necessidade de um sistema organizado em rede de atenção à saúde que favorecesse as relações sociais envolvidas na assistência. Isso envolve a resignificação da atitude social pelos profissionais de saúde, no enfrentamento da cultura e modelo da assistência hospitalocêntrica curativista, nos cuidados paliativos na atenção primária à saúde, através da inclusão e conscientização da família.

Conclusão:

os significados atribuídos aos cuidados paliativos no contexto da atenção primária à saúde envolvem a experiência intersubjetiva dos profissionais de saúde. A partir de práticas de saúde continuadas no processo de interação entre profissionais, rede de atenção à saúde, paciente e família, tendo o contexto domiciliar como uma realidade de cuidado.

DESCRITORES:
Cuidados paliativos; Atenção primária à saúde; Pessoal de saúde; Qualidade de vida; Saúde

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br