Acessibilidade / Reportar erro

GESTAÇÃO, PARTO, NASCIMENTO E INTERNAÇÃO DE RECÉM-NASCIDOS EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: RELATO DE MÃES

GESTACIÓN, PARTO, NACIMIENTO E INTERNACIÓN DE RECIÉN NACIDOS EN TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: RELATO DE LAS MADRES

RESUMO

Objetivo:

descrever a trajetória do parto, nascimento e internação do recém-nascido em unidade de terapia intensiva neonatal.

Método:

pesquisa qualitativa desenvolvida com 25 mães de recém-nascidos internados na terapia intensiva neonatal. A coleta de dados ocorreu nos meses de agosto a outubro de 2014, por meio de entrevista semiestruturada, abordando questões do pré-natal à internação do bebê. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática.

Resultados:

a trajetória apontou complicações na gravidez, gestação não-planejada e a não vinculação com o profissional com quem estava realizando o pré-natal; necessidade de deslocamento para o parto e condições do nascimento revelaram importante impacto na vivencial das mães.

Conclusões:

Foram características da trajetória destas mulheres o início tardio do pré-natal e a fragilidade de vínculo com o profissional que realizou o pré-natal. Além disso, a dificuldade de acesso aos serviços de saúde para o parto culminou com o impacto de um nascimento de risco e internação na terapia intensiva.

DESCRITORES:
Recém-nascido; Assistência à saúde; Enfermagem neonatal; Saúde da mulher; Parto

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br