SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4TEORIA FUNDAMENTADA NOS DADOS EM TESES E DISSERTAÇÕES DA ENFERMAGEM BRASILEIRATRADUÇÃO PARA LÍNGUA PORTUGUESA DO DATA SET TRATO URINÁRIO INFERIOR PARA INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

LANZONI, Gabriela Marcellino de Melo et al. REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA: REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA DO PACIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.4, e4730016.  Epub 01-Nov-2018. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072018004730016.

Objetivo:

compreender o processo de referência e contrarreferência vivenciado pelo paciente com coronariopatia submetido à cirurgia de revascularização do miocárdio.

Métodos:

pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. O cenário da pesquisa foi uma instituição hospitalar pública, referência em atendimento cardiovascular no Estado de Santa Catarina (Brasil). A coleta de dados ocorreu entre março de 2013 a junho de 2014, por meio de entrevista semiestruturada envolvendo 21 participantes, distribuídos em três grupos amostrais (pacientes, profissionais de saúde e profissionais gestores).

Resultados:

o processo de referência e contrarreferência aponta o fenômeno “Emergindo a alta complexidade como referência para a pessoa submetida à revascularização miocárdica diante da fragilidade da Atenção Primária à Saúde no acompanhamento e articulação com os demais níveis de atenção no Sistema Único de Saúde”, sustentado por cinco categorias.

Conclusão:

para que a referência aconteça há necessidade de consolidar o vínculo do paciente com coronariopatia com a atenção primária à saúde, uma vez que este encontra dificuldades no acompanhamento da sua condição na rede pública. Na contrarreferência evidenciou-se a desarticulação entre os serviços de atenção à saúde, a qual afeta o cuidado à pessoa submetida à revascularização miocárdica na manutenção da sua qualidade de vida.

Palavras-chave : Enfermagem; Revascularização miocárdica; Integralidade em saúde; Encaminhamento e consulta; Hospital.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )