SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4REVASCULARIZAÇÃO MIOCÁRDICA: REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA DO PACIENTE EM UMA INSTITUIÇÃO HOSPITALARPRÁTICA SOCIAL DA ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO CUIDADO MATERNO AO PREMATURO NA UNIDADE NEONATAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Texto & Contexto - Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-0707versão On-line ISSN 1980-265X

Resumo

GRILLO, Adriana Cordeiro da Silva et al. TRADUÇÃO PARA LÍNGUA PORTUGUESA DO DATA SET TRATO URINÁRIO INFERIOR PARA INDIVÍDUOS COM LESÃO MEDULAR. Texto contexto - enferm. [online]. 2018, vol.27, n.4, e5390016.  Epub 01-Nov-2018. ISSN 0104-0707.  https://doi.org/10.1590/0104-07072018005390016.

Objetivo:

traduzir e adaptar para a língua portuguesa o data set do trato urinário inferior para indivíduos com lesão medular proposto pela International Spinal Cord Society e American Spinal Injury Association.

Método:

constitui-se de um estudo metodológico de tradução de instrumento, com a participação de um grupo de cinco especialistas que participaram das fases de tradução e retrotradução e cinco juízes. O Data set foi traduzido e adaptado segundo as recomendações metodológicas da International Spinal Cord Society e American Spinal Injury Association.

Resultados:

para a etapa de tradução, 56% das sentenças foram traduzidas com unanimidade pelos três tradutores convidados. Das nove questões que compunham o instrumento apenas quatro apresentaram divergências.

Conclusão:

obteve-se um instrumento traduzido e culturalmente adaptado para avaliação do trato urinário inferior de pessoas com lesão medular em língua portuguesa, proporcionando a participação brasileira nos estudos multicêntricos internacionais sobre lesão medular.

Palavras-chave : Traumatismos da medula espinhal; Reabilitação; Bexiga urinária neurogênica; Instrumentos para coleta; Tradução; Brasil; Inquéritos e questionários.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )