Acessibilidade / Reportar erro

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

EVALUACIÓN DE LA EFICIENCIA DE LA LIMPIEZA Y DESINFECCIÓN DE SUPERFICIES EN UNA UNIDAD BÁSICA DE SALUD

RESUMO

Objetivo:

avaliar o efeito de intervenções educativasna limpeza e desinfecção de superfícies em uma unidade básica de saúde.

Métodos:

trata-se de um estudo prospectivo, analítico com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado em uma unidade básica de saúde, onde atuam duas equipes da Estratégia de Saúde da Família. Optou-se por avaliar a limpeza e desinfecção das superfícies: carrinho de curativo, balcão da recepção, mesa ginecológica, maca do paciente e mesa de consulta de enfermagem, utilizando-se dos métodos de monitoramento: avaliação visual, contagem de unidades formadoras de colônias e mensuração de adenosina trifosfato. Utilizaram-se, para a análise estatística, o teste de postos de Wilcoxon e o teste de Mann-Whitney, considerou-se nível de significância de 5% ou (p<0,05).

Resultados:

obteve-se um total de 720 avaliações realizadas ao término de todas as fases. Observou-se na fase I uma taxa de reprovação de 57,5%, 20,0% e 90,0%; após a intervenção educativa, os quantitativos de reprovação em curto prazo diminuíram para 0,0%, 2,5,0% e 50,0% (dados da fase III) e, em longo prazo, para 5,0%, 0,0% e 65% (dados da fase IV) para os métodos visual, adenosina trifosfato e cultura, respectivamente. A inspeção visual foi o método que apresentou maior frequência de superfícies reprovadas nas fases I e IV.

Conclusão:

houve redução da carga microbiana e valores das leituras de adenosina trifosfato; embora essa redução não tenha sido estatisticamente significativa em todas as superfícies. Constatou-se que a intervenção educativa foi eficiente.

DESCRITORES:
Atenção primária à saúde; Segurança do paciente; Gestão da qualidade; Educação em saúde; Desinfecção

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br