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VALIDAÇÃO DA PROPOSTA DE PERFIL DE COMPETÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS

RESUMO

Objetivo:

estimar a validade do conteúdo do perfil de competências elaborado para a formação do enfermeiro generalista nas áreas de atenção à saúde e administrativa e gerencial.

Método:

estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados e validação ocorreram por meio da técnica Delphi, de forma virtual, com envio de questionário por e-mail, entre abril e maio de 2016, com a participação de 28 juízes especialistas da área profissional e 26 da formação em enfermagem inseridos em todas as regiões do País. Para o cálculo do grau de concordância entre as respostas dos especialistas, firmado em, no mínimo, 70% para o Índice de Validade de Conteúdo, e o teste binominal para análise dicotômica da proporção das respostas dos especialistas.

Resultados:

considerando os 14 itens do perfil da área cuidar, obteve-se grau de concordância do conteúdo de 93% da área profissional e 97% da área educação. Os 18 itens do perfil da área administrativa e gerencial foram aprovados com grau de concordância do conteúdo de 95% pela área profissional e 99% pela área educação.

Conclusão:

o perfil de competências validado em conteúdo poderá auxiliar cursos de graduação em enfermagem do País e constitui ferramenta educacional segura, visando à implementação dos Projetos Pedagógicos de Curso.

DESCRITORES:
Competência profissional; Enfermagem; Educação em enfermagem; Atenção à saúde; Estudos de validação

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