Acessibilidade / Reportar erro

CATETERISMO VENOSO PERIFÉRICO: COMPREENSÃO E AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

RESUMO

Objetivo:

compreender as práticas de enfermagem relacionadas com o cateterismo venoso periférico e analisar a incidência de complicações durante a permanência do cateter venoso no paciente.

Método:

delineamento misto, envolvendo: estudo de caso, estudo seccional, estudo de coorte e grupo focal. A amostra foi constituída por enfermeiros e pacientes de um serviço de clínica médica de Portugal. Efetuada análise temática e estatística descritiva.

Resultados:

identificou-se estressores capazes de influenciar as práticas de enfermagem, sendo eles: as decisões da equipe médica, a idade e as características da rede venosa do paciente, a disponibilização de outros cateteres pela instituição e o baixo nível de conhecimento dos enfermeiros sobre os cuidados aos pacientes na inserção, manutenção e remoção do cateter venoso central de inserção periférica. Nos pacientes portadores de cateter venoso periférico, documentou-se as seguintes complicações e suas respectivas incidências: flebite (22,2%), obstrução (27,7%), saída de fluido pela inserção (36,1%), infiltração (38,8%) e remoção acidental do cateter (47,2%). Naqueles que usaram o cateter venoso central de inserção periférica, identificou-se apenas a obstrução desse cateter, com incidência de 22,2%. Verificou-se os seguintes benefícios com a utilização do cateter venoso central de inserção periférica: administração segura de medicamentos e redução da dor, do número de punções venosas e de complicações.

Conclusão:

o cateter venoso central de inserção periférica apresenta-se como alternativa válida e viável para melhorar a qualidade da assistência de enfermagem, a segurança e o bem-estar dos pacientes.

DESCRITORES:
Cateterismo periférico; Dispositivos de acesso vascular; Enfermagem; Segurança do paciente; Tecnologia

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br